quinta-feira, 3 de junho de 2010

Lev Vygotski


Acredita na concepção dialética da relação entre aprendizagem e desenvolvimento, sendo resultado do intercâmbio entre a formação genética e o contato experimental com as circunstâncias reais de um meio historicamente constituído. Para ele a linguagem é atividade capaz de transformar o rumo do nosso próprio desenvolvimento: nascido da discussão social, interpessoal na construção do sujeito psicológico.
Na área do desenvolvimento da aprendizagem é autor do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, segundo o autor é a diferença do que uma criança consegue realizar sozinha e, aquilo, que não consegue realizar sozinho, mas é capaz de aprender e fazer com ajuda de uma pessoa mais experiente. A zona de desenvolvimento proximal é, portanto, tudo o que a criança pode adquirir em termos intelectuais quando a ele é dado o suporte educacional devido.
Preconiza que no processo de ensino e aprendizagem coloca o que aprende e o que ensina estão numa relação interligada, são partícipes de um mesmo processo, por isso há mediação na relação do eu - outro social, e há possibilidade de interação de signos, símbolos culturais e objetivos. Também o ser humano constitui-se como tal, na relação com o outro.
Tem a interação social como condição indispensável para a aprendizagem.
Acredito que Vigostski é o autor estrangeiro que mais dá subsídios para a educação de jovens e adultos, o sócio-interacionismo dá conta de dar bases para essa modalidade de ensino.
Foi minha colega, a professora titular da turma que faço o estágio que me disse: ” Vejo muito de Vigotski nas tuas aulas”, “ o aluno é chamado a buscar dentro de si tudo o que sabe, depois ele aprende com o colega, com o professor e com os livros...”

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