quinta-feira, 3 de junho de 2010

Paulo Freire


Acredito que desde a minha primeira aula do estágio há um momento Paulo Freire : é o da avaliação que ocorre no final de cada aula; o que chamarei de auto-avaliação e avaliação da trabalho. Os alunos oralizaram sobre a aula, falando e avaliando sobre seus pontos positivos e negativos...É um momento bem interessante da aula, os jovens e os adultos tem opinião sobres os fatos!
Conforme o próprio Paulo Freire “Ser dialógico para o humanismo verdadeiro não é dizer-se descomprometidamente dialógico, é vivenciar o diálogo.Ser dialógico é não invadir, é não manipular, é não sloganizar. “Ser dialógico é empenhar-se na transformação constante da realidade.”
Assim buscamos através dessa prática utilizar o “Método de Ação – reflexão – ação” (Extensão e Comunicação)
O mesmo não tem como único objetivo buscar aperfeiçoar a prática, refazendo e melhorando a ação educativa, é objetivo também, através da reflexão da ação propiciar a construção de uma nova ação, buscando assim conscientizar o verdadeiro sentido da prática na sua reelaboração.
Referente à prática educativa crítica no livro Pedagogia da Autonomia Freire coloca que:
“A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação teoria/ prática, sem a qual a teoria pode virar blá blá blá e a prática, ativismo.”
Os alunos oralizaram sobre a aula, falando e avaliando sobre seus pontos positivos e negativos...É um momento bem interessante da aula, os jovens e os adultos tem opinião sobres os fatos!
(comentário referente a segunda semana de estágio)

Nenhum comentário: