domingo, 8 de agosto de 2010

Educação Inclusiva
A educação inclusiva é compreendida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira como uma modalidade que visa a formação do educando para o pleno exercício da cidadania. De acordo com as Diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, deve ser contemplada em todos os níveis de ensino, de forma transversal e como elemento integrante do sistema educacional realizando o atendimento educacional especializado, disponibilizando os recursos e serviços e orienta quanto a utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

Assim a escola deve buscar constantemente a contemplação de um ensino de qualidade para todos respeitando suas especificidades, compreendendo que cada ser humano é único em sua individualidade e necessidades.

Observamos que a diversidade presente na escola se apresenta de diferentes formas e características, desde as dificuldades de aprendizagem, como de locomoção, síndromes, superdotação e outros.

Segundo a Política Nacional de Educação define-se como um aluno portador de necessidades especiais aquele que apresenta necessidades próprias e distintas dos demais quanto a aprendizagem, que correspondam à sua idade, que reclamam recursos pedagógicos e metodologias educacionais específicas, dando ênfase aos portadores de deficiência mental, visual, auditiva, física e múltiplas, de condutas típicas e superdotação.

Compreender e respeitar as diferenças exige uma resignificação sobre o fazer pedagógico, a fim de responder a essas necessidades e promover a inclusão. Mas a aprendizagem também é consequência do Currículo Escolar que é parte central da escola que determina a identidade, organização e o funcionamento da instituição.

Este por sua vez deve ser construído a partir do Projeto Político Pedagógico, uma escola voltada para a inclusão deve possuir um currículo dinâmico que ajuste o fazer pedagógico às necessidades dos alunos. É no P.P.P. que a escola irá prever mecanismos para a identificação das necessidades especiais, bem como priorizar recursos para o atendimento a essas, propor um currículo aberto, como proposta diversificadas e flexíveis quanto à organização e ao funcionamento da escola.

Estaria a EJA proporcionando a inclusão como de fato rege a legislação? A modalidade por si só já é uma modalidade inclusiva, onde o alunado deve ver acolhido em seu retorno aos bancos escolares.

2 comentários:

Roberta disse...

Malu!!

Já iniciamos o semestre e não encontrei nenhuma reflexão tua sobre as interdisciplinas estudadas e o teu tema do TCC. Não deixe as postagens acumularem. Qualquer problema ou dúvida me procure.

Abraços
Roberta

Nadie Christina disse...

Oi querida,

Achei muito interessante a tua postagem sobre educação inclusiva. Todavia estamos num momento de resgate das atividades/interdisciplinas realizadas nos eixos 1, 2 e 3 do curso. Como tu poderia relacionar a educação inclusiva, o ppp...com as interdisciplinas dos semestres iniciais? Como tu vias estas questões? Algo mudou? Se sim, o quê? Procure relacionar e refletir sobre isso e seguimos conversando, ok?
Um grande beijo e uma ótima semana!!!
Profa. Nádie