segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PAULO FREIRE X VYGOTSKI
Foi fazendo a reflexão sobre as aulas que retomei o pensamento desses dois autores e me dei conta do quanto há semelhança entre ambos, apesar de terem vivido em épocas diferentes o bielo-russo Vygotski (1896-1934) e o brasileiro Paulo Freire (1921-1997) convergem em muitos aspectos.Concluí também que seguir um referencial teórico é tarefa que exige muito aprofundamento e estudo, bem como constituir uma unidade na ação da linha pedagógica, que não cessa nas paredes da sala de aula.
Falando nos autores acima referidos, esses vêem como princípio básico a educação como uma prática ética-política, ambos são dialéticos, tem semelhante concepção de sujeito histórico-cultural nas suas teorias, tem perspectivas interativas, a proposta de uma educação como ato dialógico, a noção da construção do conhecimento e a própria concepção de educação, tidas como contribuições originais e destacadas ao pensamento pedagógico universal.
No pensamento de Freire há influência humanista- cristã e marxista, onde a educação é uma prática antropológica por natureza ético - política e, portanto, pode ser uma prática libertadora, fala inclusive na relação opressor e oprimido que se dá não só no campo do trabalho, mas nas relações interpessoais.
Vygotski embasou seus estudos nos princípios marxistas, mas deu ênfase ao funcionamento intelectual humano. Viu nos princípios do materialismo dialético a solução dos paradoxos científicos fundamentais com que se defrontavam seus compatriotas.Segundo ele todos os fenômenos precisam ser estudados como processos em movimento e mudança.
Na concepção de sujeito histórico-cultural as duas teorias se entrelaçam, já que Freire considera que a realidade social está pautada na relação e correlação de forças que formam o corpo social, onde as particularidades precisam ser percebidas, pois nada está isolado nesse contexto, no qual todas as relações e construções se desenvolvem.
Paulo Freire reconhece homens e mulheres como verdadeiros sujeitos históricos, inclusive como um dado importante da existência humana. Acredita que são seres sociais capazes de d e representar sua ação e expressá-la de modo objetivo; o que não é feito sem conflito, pois o lugar na sociedade que ocupa é assim...
Já Vigotski entende que o processo de construção do conhecimento dá-se através de interações do sujeito historicamente situado com o ambiente sócio-cultural onde vive. A educação nessa ótica toma como referência a própria experiência do sujeito; expoente da abordagem psicológica histórica - cultural, que concebe o sujeito socialmente inserido num meio historicamente construído. O meio veicular da cultura se constitui em fonte de conhecimento, e é parte integrante da natureza da cada ser humano.
Ambos autores reconhecem também a perspectiva interativa como pressuposto básico da educação para libertação sendo um processo de comunhão entre homens e mulheres na sua relação sujeito – sujeito, sujeito – mundo, quanto a teoria vigotskiana fala na concepção interativa de desenvolvimento individual e social.
Tenho um grande respeito pelo legado que nos deixaram esses dois teóricos nas suas posições bastante convergentes, especialmente na educação para Jovens e Adultos.

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